Como Usar

A rede sem fio eduroam esta disponível para computadores e dispositivos portáteis compatíveis com o padrão IEEE 802.11.

Resumidamente, as configurações de seu dispositivo móvel para acesso ao eduroam são as seguintes:

  • Configurações de rede sem fio (Wireless network settings):
    • Escolher o SSID ou “Nome da Rede” eduroam (tudo em minúsculo).
    • Tipo de Autenticação é o WPA2 Enterprise.
    • Modo de Criptografia a ser usado é o AES.
  • Configurações de Autenticação de Usuário:
    • O protocolo de autenticação é o EAP, escolher o tipo PEAP ou TTLS. Em sistema Android o TTLS funciona melhor.
    • Método de Autenticação é MS-CHAPv2.
  • Credenciais do usuário:
    • Usuário: o número USP com o sufixo @usp.br (exemplo: 123456@usp.br).
    • Senha de acesso: corresponde à senha única de acesso ao USPdigital.
    • É possível recuperar a senha em  https://id.usp.br/senha-unica

Mais detalhadamente…

O eduroam esta disponível em diversos lugares do mundo nas instituições de ensino e/ou pesquisa que aderiram à federação. Em qualquer lugar, os membros da comunidade USP poderão utilizar as mesmas credenciais/senha do https://uspdigital.usp.br (Jupiter, Janus, Marte, etc) para acessar a internet através da rede wi-fi eduroam.
É importante preencher o @usp.br no campo de login. Isto é, caso seu número USP seja 123456789, no campo de login preencha 123456789@usp.br. Isso é fundamental para que vocẽ consiga utilizar a rede eduroam fora da USP.

 

Alguns sistemas operacionais conseguem detectar automaticamente as configurações de autenticação e por isso, na primeira vez que você for utilizar e configurar o eduroam, os formulários virão preenchidos com sugestões. Geralmente é suficiente aceitar essas sugestões e fornecer o seu número USP e a senha.

 

A autenticação para uso da rede eduroam é feita em duas fases. Portanto, dependendo do dispositivo e sistema operacional, poderá ser necessário preencher dois campos. No primeiro selecione PEAP. No segundo opte por MSCHAPv2.

 

Em especial, para segurança de sua senha, observe que o eduroam oferecido para a comunidade USP utiliza certificados criptográficos válidos. Caso seja solicitada alguma confirmação relacionada aos certificados, para aceitar verifique se a autoridade de certificação é a “AddTrust External CA Root” e se o nome do servidor possui “semfio.usp.br” no final. Caso contrário, não aceite. Desconfie se você encontrar o SSID eduroam fora das instituições participantes ou se a verificação descrita acima falhar. Nestes caso recomendamos não conectar-se pois pode ser uma tentativa de phishing (roubo de senha).

 

Utilize o link abaixo para fazer o download de executáveis que configurarão automaticamente o eduroam no seu dispositivo.

https://cat.eduroam.org/?idp=761

 

Caso deseje fazer a configuração manual, as instruções específicas para o seu sistema operacional estão nos links do menu lateral.